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avatarT-Lord
Admin
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Ele finalmente está entre nós — ou quase isso. Depois de muitos
rumores e dezenas informações vazadas, a Sony finalmente apresentou o
PlayStation 4 ao mundo, satisfazendo aqueles que não viam a hora de
conhecer o console e deixando o mundo todo ansioso para conferir todas
as suas novidades.

Em uma conferência de mais de duas horas, a companhia revelou desde
detalhes técnicos do sistema até suas funcionalidades exclusivas,
mostrando que o aparelho está repleto de recursos inéditos. Isso sem
falar dos games que deixaram o público boquiaberto em todos os cantos do
globo. A nova geração já está aqui e é muito melhor do que
imaginávamos.

E apesar de a Sony não ter mostrado o video game em si ou apresentado
o preço pelo qual ele chegará às lojas, a revelação do tão aguardado
PlayStation 4 excedeu as expectativas e mostrou que o futuro já chegou.

Para quem não vê a hora de colocar as mãos na novidade, é melhor ir
se preparando desde já. Com o lançamento agendado já para o final de
2013, prepare o bolso e conheça cada um dos detalhes que a fabricante
preparou para o PS4.

Um hardware de respeito


Nas semanas que antecederam o evento da Sony, os rumores só falavam
de uma coisa: especificações técnicas. Com kits de desenvolvimento
surgindo de todos os buracos da internet, todo mundo queria saber qual
seria a configuração da nova geração. E a empresa foi bem generosa
naquilo que foi apresentado durante o PlayStation Meeting.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Cena de Killzone: Shadow Fall (Fonte da imagem: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])


A principal novidade é que, ao contrário de seu antecessor, o PS4
deve trazer uma arquitetura muito simples, facilitando a vida dos
desenvolvedores. Isso porque, ao contrário da complexidade do
processador Cell, o novo console utiliza uma CPU x86 AMD Jaguar de oito
núcleos, algo o deixa muito mais próximo dos PCs e, portanto, mais
acessível para quem produz conteúdo.

Além disso, a Sony revelou que além do processador central, o video
game deve contar com chips secundários que vão ajudá-lo a executar
determinadas operações em segundo plano. É o caso do componente dedicado
ao gerenciamento de downloads e uploads — o que vai permitir que você
jogue um título enquanto ele está sendo baixado.

Já em relação à GPU, pouco foi comentado, exceto que ela será baseada
na nova geração de placas de vídeo de nova geração da AMD Radeon e
capaz de calcular 1,84 trilhão de operações por segundo. Isso, em
conjunto com os incríveis 8 GB de GDDR5 de memória, fazem com o que o
sistema seja realmente impressionante.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]Os visuais de Killzone: Shadow Fall mostram potencial do PS4 (Fonte da imagem: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.])


A empresa ainda confirmou que continuaremos utilizando discos
rígidos para armazenar nossos dados, uma vez que os HDs são os únicos a
conseguirem suportar tudo aquilo que foi imaginado pelo aparelho.
Contudo, nada foi comentado sobre o espaço disponível.

E quem temia que o PS4 abandonasse de vez o uso de mídias físicas
pode respirar tranquilo. O Blu-ray continuará sendo o formato padrão e
sem o famigerado bloqueio de jogos usados.

Confira tudo o que foi liberado sobre a configuração do PlayStation 4 até agora:


  • CPU x86-64 AMD Jaguar de oito núcleos;
  • GPU de 1.84 TFLOP com mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon Graphics;
  • 8 GB RAM GDDR5;
  • Suporte a mídias Blu-ray e DVD;
  • USB 3.0;
  • Bluetooth 2.1.

O DualShock 4


Outro rumor que se confirmou foi a existência do DualShock 4 e suas
funcionalidades. Assim como as imagens vazadas afirmavam, o controle
realmente possui um touchpad na parte frontal e o botão Share para
compartilhamento de conteúdo. No entanto, ele é muito mais do que isso.

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O primeiro ponto é que o joystick foi redesenhado, trazendo melhorias
em relação ao modelo atual. Os gatilhos, por exemplo, estão mais firmes
e a distância entre as alavancas analógicas foi aumentada. Para quem
reclamava da péssima pegada do DualShock 3, seu sucessor vem para acabar
com as críticas.

Pouco foi comentado sobre o touchpad e suas funcionalidades. A Sony
se limitou a afirmar que ele utilizará a tecnologia capacitiva,
reconhecerá até dois toques simultâneos — o que deve ajudar a realizar
movimentos de pinça para zoom, por exemplo — e ainda usará um mecanismo
de clique.

E todos respiraram aliviados quando se descobriu que a estranha barra
luminosa não era uma evolução do Move, mas um simples mecanismo de
identificação do jogador. Além de indicar quem é o Player 1 ou 2, isso
também serve como um sistema de imersão em determinados títulos,
indicando o status de seu personagem. Imagine um FPS em que a cor vai do
verde para o vermelho à medida que você recebe dano.

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Porém, isso não significa que o novo DualShock deixou o sensor de
movimento de lado, já que o Sixaxis volta. A Sony também afirmou que o
sistema de vibração terá melhorias.

Sobre as adições, temos o já citado botão Share e o misterioso
Options, cujas funções não foram reveladas. No entanto, levando em conta
que Start e Select ficaram de fora da estrutura, podemos imaginar que
ele deverá substituí-los de alguma maneira.

A empresa ainda inseriu um alto-falante embutido e um conector para
headset, mostrando que o controle deve reproduzir o que a Nintendo fez
com o GamePad, ou seja, trazendo áudio independente para as suas mãos.

Confira as especificações do controle:


  • Dimensões: aproximadamente 162 mm x 52 mm x 98 mm (largura x altura x profundidade);
  • Peso: 210 gramas;
  • Teclas: Botão PS, botão SHARE, botão OPTIONS, D-Pad, botões de ação
    (Triângulo, Círculo, Cruz, Quadrado), R1/L1/R2/L2/R3/L3, dois
    analógicos, botão do Touch Pad;
  • Touch Pad de 2 pontos, mecanismo de clique, tipo capacitivo;
  • Sensor de movimento: sistema sensor de movimento de seis eixos (giroscópio de três eixos, acelerômetro de três eixos);
  • Outros recursos: barra luminosa, Vibração, Alto-falante mono embutido;
  • Portas: USB (Micro B), porta de extensão, conector para headset estéreo;
  • Comunicação sem fio: Bluetooth 2.1 +EDR

PlayStation 4 Eye


Quem também ganhou um novo visual foi a câmera do console, a
PlayStation Eye. Confirmando o que os rumores já haviam antecipado, ela
trouxe duas lentes para melhorar sua qualidade e precisão. De acordo com
a Sony, o acessório vai ser capaz de identificar o jogador e destacá-lo
do fundo, o que se prova muito útil quando lembramos que o PS4 vai
fazer o login a partir de reconhecimento facial.

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Além disso, a PS Eye também se comunica com a barra luminosa do
PlayStation 4, localizando a posição de cada indivíduo no ambiente e
transportando isso para o jogo. Isso sem falar de que ele funcionará com
o bom e velho Move — dando utilidade para o periférico.

Confira as especificações da câmera:


  • Dimensões: Aproximadamente 186 mm x 27 mm x 27 mm (largura x altura x profundidade);
  • Peso: 183 gramas;
  • Pixel de vídeo: 1280 x 800 pixel em cada lente;
  • Taxa de quadros por segundo: 1280 x 800 (60 fps); 640 x 400 (120 fps) e 320 x 192 (240 fps);
  • Formato de vídeo: RAW, YUV (não comprimido);
  • Lente: Lente Dual, Valor F/F2.0 com foco fixo;
  • Alcance de captura: 30 cm ao infinito;
  • Campo de visão: 85°;
  • Microfone: Array de microfone de 4 canais.

O seu mundo é nas nuvens


Porém, não foram apenas os acessórios do PlayStation 4 que chamaram a
atenção durante o evento de ontem à noite. O que realmente impressionou
foram as diferentes funcionalidades, que devem tornar o uso do console
bem mais variado do que esperávamos.

O primeiro ponto é o quanto o cloud gaming vai ajudar o
console a se diferenciar da concorrência. O CEO do Gaikai, David Perry,
subiu ao palco para apresentar uma das inovações mais interessantes da
noite: ao comprar um jogo, você poderá jogá-lo enquanto o download
acontece em segundo plano. Para isso, o video game acessa dados da nuvem
e transmite via streaming enquanto o game vai sendo armazenado em seu
HD. A ideia é que, com isso, você não precise mais esperar horas até um
download terminar para começar a se divertir.

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Isso também vai facilitar a vida de quem quer conferir demonstrações,
já que você não precisa transferi-las para o console. O conceito é
muito simples: você olha o acervo de demos na PSN, escolhe aquele que
você quer saber e joga instantaneamente. Desse modo, você só paga e
baixa aquilo que realmente for de seu interesse.

E apesar de a retrocompatibilidade com títulos do PS3 não estar
disponível, a Sony afirmou que está trabalhando em maneiras de usar o
Gaikai para trazê-los — juntamente com games de PSOne e PS2 —
futuramente.

Conhecendo o jogador


Além disso, a Sony pensou em algumas facilidades para os usuários de
seus serviços online. Mesmo sem se aprofundar em seu funcionamento ou
demais aplicações, a empresa revelou que o sistema deve observar o
comportamento do jogador e suas preferências, adaptando-se a seus gostos
e àquilo que ele gosta.

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A ideia é que, com isso, o próprio PS4 saiba qual será o próximo game
que você pretende comprar, fazendo o download antes mesmo de você
pensar em sacar seu cartão de crédito. É como se o console usasse sua
paixão por Killzone, Battlefield e Call of Duty para já deixar um novo
Crysis pronto para ser rodado — e pago.

E por mais que isso levante questionamentos sobre privacidade e
incentivo ao consumo, não podemos deixar de nos empolgar com essa
facilidade.

Muito mais social


Se o DualShock 4 possui um botão dedicado somente ao compartilhamento
de conteúdo, não é difícil imaginar que o PS4 pretende focar muito em
questões sociais. Tanto que o próprio perfil dos jogadores deve mudar,
recendo informações reais e com várias formas de integração. Exemplo
disso é o uso da PlayStation 4 Eye para comunicação em tempo real.

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Mas essa socialização também está dentro dos jogos. O botão Share vai
permitir que você capture cenas de seus jogos, permitindo que seus
amigos vejam não só o que você está jogando, como também acompanhem seu
progresso. É quase como se seu perfil fosse um canal para gameplays de
seus títulos favoritos.

E isso nem será um processo demorado ou complicado, já que ele
acontece em segundo plano enquanto você avança no título. E tudo isso
poderá ser catalogado e registrado, facilitando a busca dentro da
própria PSN — o que pode se ampliar graças a parcerias da Sony com
empresas como Facebook e Ustream.

O Vita não morreu


Para quem achou que, com a chegada do PS4, as tecnologias atuais da
Sony iriam ser postas de lado, eia uma ótima notícia. Além do Move, o
PlayStation Vita também será integrado ao novo console, permitindo que
você leve seus jogos para onde quiser. E apesar de já temos ouvido essa
promessa antes, parece que agora vai de verdade.

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Isso é tão verdade que, em diversos momentos do evento, o
portátil foi citado como “a companhia definitiva do PlayStation 4”,
mostrando que a companhia está realmente interessada em dar sobrevida
para o video game de bolso.

Como demonstrado durante a conferência, o Remote Play continuará
funcionando, permitindo que você transfira seu progresso do console para
o portátil. De acordo com David Perry, a ideia é fazer com que todos os
games do PS4 tenham suporte a essa tecnologia.

O que está por vir?


Apesar de a Sony ter dedicado mais de duas horas ao seu novo console,
algumas questões ainda precisam ser respondidas, como a data de
lançamento e o preço pelo qual o video game chegará às lojas. Por mais
que ele tenha sido prometido para o final do ano, não sabemos exatamente
quando isso vai ser.

Outra dúvida é o próprio visual do aparelho. Muito foi comentado
sobre a ausência do equipamento em si, mas isso deve ser algo que vamos
conhecer na E3 — juntamente com outros jogos e mais uma infinidade de
outros anúncios.














Leitor colaborador: Lazer woelpher

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